viernes, 5 de septiembre de 2008

Paisagens na neblina

Seguimos em jogo. Apresento peças de um quebra-cabeça.

....................

Transitamos tantas coisas nesses últimos meses, que falar da experiência do transe é algo impossível de definir em um único pensamento, e ainda de maneira linear continua. Estamos em fluxo de idéias, marcadas por problemas da linguagem cinematográfica. Talvez esse seja um pensamento romântico. Não importa!!!!!!!! somos impulsionados pelo afeto. Desejo de mover o pensamento e as imagens-matérias.
Enquadre: curta-metragem, de diferentes formatos. Buscamos imagens/sons justos---
em sua máxima descontinuidade.
Tivemos uma seleção de filmes em que as idéias estavam em movimento. A competência em transe foi dividida em dois programas que demarcam alguns posicionamentos

No que chamamos de Transe 1:

Demarcamos o território do cinema, aquele cinema que ainda se materializa no fílmico. Processo químico de transfiguração da luz. O transe iniciado por uma névoa, OIGO SU GRITO. Plano seqüência / fixo, temporalidade e experiência. Cinema feito em uma única toma ====== Nessa experiência temporal, o leve mover das folhas, suave dança do vento movimento interno ao plano. A luz que transforma o quadro, a luz ou um efeito em
pós-produção. Isso não importa. Ficamos com a sensação de um tempo que rompe o presente. ======== Pablo Lamar e seu minimalismo. Poucos gestos para alcançar o invisível. Esculpir no tempo-------Corte.

(Crianças brincam )(um jogo macabro). Plano e contra plano, será essa a síntese cinematográfica? Um gesto de risco e violência. JUEGO VIVO. Sombrio jogo argentino. Jazmin +++color rojo. Parece la pierna de una muñeca. La investigacion sobre la manipulacion del tempo, sobre el ritmo de las imagenes (...)
Antonio sabe que pode. O formalismo da imagem. Quadros-blocos em movimento. ANTONIO PODE amar, sonhar, ter medo, escrever. Antonio é forma de sonho em quadros. Não existe plano e contra plano, o corte fragmenta a experiência do objeto; lembra Antonio. Tempo moldado ------ montagem de quadros. Cinema de Méliès em símbolos do homem contemporâneo. GRITA DOMESTICO.

Gesto performático em primeiro plano. Pura afecção (e porque não conceitual???) múltiplos rostos de mulheres capturados pelo olho câmera, instantes depois do transe. Artur Omar (em antropologia da fase gloriosa) busca o instante justo, o instante de êxtases. Aquele instante que os corpos estão fora de si. Domestico passa por um transe psicologizado. Os corpos estão à mostra, dentro do um estúdio. Gestos adiante de: luz, câmera e ação!!!!. Pratos que rompem breve silencio de palavras não faladas de olhares reveladores (Respiração). Vamos terminar o jogo.*** ETERNAU *** (Disse Chiso: Ai surgiu a montagem). Sim, uma experiência que contem na regra do jogo CINEMA. Começamos com 5 pistas falsas, missões no Cairo, naufrágios, perseguições, Um óvni cinematográfico. Jogo formal levado à máxima conseqüência. Montagem vertical. ***Eter*** que alucinógeno (anestésico) experimenta a misteriosa mulher na praia, que língua estranha expressa essa mulher?? El lenguaje del transe.

O primeiro bloco da competência caminha por perguntas cinematográficas, caminha entre silêncio e caos, entre a feitura formal no ato de realização cinematográfica. Qual é a potência de um plano, enquadre, montagem (encontros com pintura, fotografia, teatro/performance) o cinema e seu jogo formal/narrativo.

--------------------

Programa 2 : O Real e Mitos. Fomos atravessados POR UMA IDEIA. Como vemos um território tão heterogêneo como o território latino-americano. A realidade construída por sua mitologia - por seus símbolos? Documentário / ficção esse é o caminho mais fácil para definir esse programa 2. Não amigos, não vamos cair nessa problemática, deixamos para os teóricos analisar problemas inseparáveis. COMOLLI. Taí ai!!! Esse é um problema central. A inseparável definição entre real e artifício. Potências do falso. Artifício.

Outras linhas que podemos destacar nesse programa.

Mitos, Símbolos, Documentário, ficção, Religião, Televisão. Imagens de um inconsciente coletivo (Gritou Lucas Parente!) É isso meu caro amigo Parente, estamos em Glauber, em Pasolini. Queremos a imagem impensável, polissemia, disparadoras de verdades construídas.

Chimbumbe. Colômbia-Mexico. O Mito Chimbumbe. Pez-y-Catalina. Paixão pelo referente. Que Pueblo es ese perdido em Colômbia???<< (Palenque)>>. Cinema como possibilidade de reconstruir e perpetuar um mito. . Vozes, corpos, musica. Enquadres em busca da poesia. Um ritmo frenético na montagem!!! Filme em transe. Festa. CACHIMBO. Acontecimento, anterior ao próprio cinema, novamente o referente.

Sua captação: registro de uma verdade impossível de encenar. Estamos ali. Nessa festa chilena. Zoom, olhar que aproxima e (de)marca [personagens]. A força do acontecimento contagia ===
Atenção : TOCATA Y FUGA. Qual é a relação da câmera e seu objeto? Gag visual que remete muito mais que uma simples piada. Estamos frente a um problema de realização... até onde podemos ir com uma câmera? Revelar a intimidade. Recebemos JARRO DE PEIXES. Encontra a imagem perdida, entre tantas outras. Recorte de um olhar. Deslocamento. Readymade de Salomão Santana. O cinema é poesia do olhar. Ver aquilo que ninguém nunca imaginou ou sonhou. (esse é o cinema que acredito). Peixe Jarro- Registro encenado. Luz, câmera, direção. A dialética de Jarro de Peixes está na entranha da imagem. Estamos no campo do real como artifício. COMOLLI você deveria assistir a esse filme!!!!
Testemunhas de Jeová.
O diretor/pastor em cena. A chegada esperada... a melhor roupa para sair na fita, perpetuar no tempo. o(s) outro(s) receberá(ão) (no futuro) essas imagens. Esse outro sou eu? Estamos diante de uma curva. Senhor se tu me amas fala com minha alma. Novamente o imaginário coletivo. RELIGIÃO. Performance de CarlosMagno Rodrigues : IGREJA REVOLUCIONARIA DOS CORAÇÕES AMARGURADOS. Um problema conceitual antes de ser formal. Registro performático de uma nova seita IGRRV. Montagem em choque: plano com plano. 1. 5. 9. 26. Contagem de um sintagma variável.


Durante uma noite alucinada escuto a conversa de Chiso com a infiltrada venezuelana.

Chiso:
- Igreja é um corta Paranóico?

A infiltrada responde:
-Igreja Revolucionária... Paranóico? Acredito que é antiparanóico, se a policia está fora???, E a performance continua. Existe ali uma profanação das escrituras sagradas. Existe um trabalho plástico sobre as imagens. Um trabalho intenso sobre o fotograma. Sempre voltamos a Vertov...

Na televisão está ISMAR. Seja uma imagem plana ou não. O sonho não é o Limite. Um trauma. O sonho irrealizado de conhecer Hollywood.
O apresentador também é pastor. Jogo do milhão. Desejo e suas conseqüências. A resposta em busca da verdade. THE END. Ismar canta: :
:
So walk me back home my darling
Tell me dreams really come truth.

whistling, whistling
here in my dark with you.



Ricardo Alves Júnior

No hay comentarios: